Após detectado o incêndio é preciso iniciar o processo para extingui-lo. Os sistemas de combate por gás empregam agentes extintores destinados a proteção especifica de cada risco envolvido.

CO²

O dióxido de carbono (CO²), popularmente conhecido como gás carbônico, é um composto químico que em condições normais é incolor, inodoro, não corrosivo e não condutor de eletricidade.

O CO² é utilizado como um agente extintor e seu princípio de atuação é reduzir a concentração de oxigênio do ambiente, e consequentemente, extinguir o processo de combustão.

O sistema de CO² basicamente é composto pelos cilindros de armazenamento, uma rede de tubulação de alta pressão responsável pela distribuição do gás, por atuadores elétricos por onde o sistema é acionado e pelos difusores, que são os responsáveis pela liberação do gás no ambiente.

Este sistema é recomendado para áreas com pouca presença de seres humanos, como subestações, casa de máquinas, salas com equipamentos elétricos, depósito de materiais inflamáveis, área de armazenamento de líquidos e áreas afins.

Uma das normas que regulamenta este tipo de instalação é a NFPA-12.

Inergen e FM-200

O principio de funcionamento e atuação destes dois gases é semelhante ao do gás carbônico, mas, diferentemente dele, são gases que podem ser aplicados em locais onde há a presença de humanos, pois, quando descarregados no ambiente possuem baixa concentração de CO².