Estudos comprovam que a grande maioria dos incêndios são controlados quando combatidos ainda em seu estágio inicial, portanto, a instalação de um sistema de detecção e alarme de incêndio representam a ação preventiva mais rápida e segura contra este tipo de ocorrência.
Sistema de Detecção e Alarme Endereçável
O sistema de detecção e alarme endereçável é um sistema constituído por acionadores manuais, sirenes audiovisuais, detectores de fumaça ou temperatura e repetidores, todos estes pontos estão interligados através de fios à um painel central supervisionado.
Na ocorrência de uma anomalia, os equipamentos são acionados e enviam um sinal elétrico ao painel central, que imediatamente interpreta a informação e sinaliza através de um display e um pré-alarme (intermitente), o local do evento.
Caso haja a real constatação de um incêndio, através da atuação de outros equipamentos, o painel central cessa o pré-alarme e dispara o alarme de evacuação (contínuo), para que se de inicio a evacuação da área.
Este sistema é indicado para construções de médio e grande porte, como indústrias, edifícios e hospitais, e sua instalação deve estar em conformidade com a NBR17240/10 e NFPA-72.
Sistema de Detecção e Alarme Convencional
O sistema convencional de detecção e alarme de incêndio é indicado para instalações de pequeno e médio porte.
Neste tipo de montagem, os equipamentos ficam agrupados por zonas ou setores. Deste modo, quando houver o acionamento de um acionador manual ou detector de fumaça, a central consegue informar em qual zona ocorreu o disparo, porém, sem identificar o local exato em que se deu a ocorrência.
Sistema de Detecção e Alarme Linear
O sistema de detecção linear é utilizado para perceber a possível existência de fogo em condições operacionais difíceis, como no caso de locais que apresentam altas temperaturas ambientes ou presença de sujeira.
Neste tipo de sistema são instalados equipamentos de detecção linear de temperatura, que consiste em um cabo tipo termopar que atua através da elevação da temperatura, ou equipamentos de detecção linear de absorção da luz (beam detector), composto por um conjunto emissor-receptor, que gera uma barreira de luz ultravioleta, na eventualidade de um incêndio, a fumaça provocada corta as barreiras de luz impedindo que os feixes cheguem ao equipamento receptor, consequentemente, é enviado um sinal elétrico ao painel de incêndio, constatando a anomalia.
Este sistema é adequado para a proteção de grandes depósitos, armazéns, subestações, túneis e refinarias e sua instalação deve estar em conformidade com a NBR17240/10 e NFPA-72.