Os sistemas de segurança são compostos por todo o tipo de equipamento destinado a proteger os mais diversos tipos de instalações e auxiliar pessoas em caso de risco iminente, aliando o desempenho adequado à confiabilidade.
Iluminação de Emergência
Na falta de energia elétrica, o sistema de iluminação de emergências tem por finalidade clarear áreas escuras de passagens, como escadas, corredores, elevadores e outros locais por onde transitam pessoas, evitando pânico e acidentes e servindo como orientação ao público até o restabelecimento da iluminação normal ou em caso de evacuação, facilitar o acesso até as rotas de fuga.
Este sistema é composto por luminárias de aclaramento e balizamento, que podem estar interligadas a uma central de gerenciamento, ou serem autônomas, sendo assim responsáveis pelo próprio armazenamento de energia.
A norma regulamentadora para este tipo de sistema é a NBR10898/99 da ABNT. O sistema de iluminação de emergência é adequado para indústrias, hospitais, escolas, shopping centers, enfim, para locais com grande circulação de pessoas.
Sinalização de Emergência
As placas de sinalização de emergência são equipamentos do tipo fotoluminescente (capaz de emitir luz no escuro) e nela é obrigatório estar contido as seguintes informações: CNPJ do fabricante e intensidade luminosa.
São utilizadas para sinalizar hidrantes, extintores, pontos de alarme de incêndio e, principalmente, a rota de fuga a ser seguida.
As principais normas que balizam este tipo de sistema são a NBR 13434/04 – Sinalização de segurança contra incêndio e a Instrução Técnica 20 do Corpo de Bombeiros.